→ BCE

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Em qualquer situação de emergência, seja um incêndio, um acidente, uma doença súbita ou um assalto, deve ligar sempre 112.

IMPORTANTE: Nunca ligar 112 em situações não emergentes pois estará a ocupar uma linha e recursos que podem estar a fazer falta em situações realmente urgentes.

Não. Quer o número 112, quer as ambulâncias enviadas numa situação de emergência, não apresentam qualquer encargo relacionado.

Quando liga 112 a chamada é atendida, em Portugal Continental, num dos dois centros de coordenação operacional do país COsul e COnor. Tratando-se de uma situação de emergência médica, a chamada é transferida para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), um serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). É ao CODU que compete o atendimento e triagem das chamadas telefónicas, assim como o acionamento de ambulâncias, viaturas médicas e outros meios de emergência médica.

Não. Em todas as situações de emergência deverá ligar 112 e os meios necessários serão sempre acionados.

Por dois motivos: Porque as equipas de emergência não podem ser alocadas a serviços não emergentes pois têm de estar disponíveis para o acionamento do CODU/INEM e responder de imediato a situações graves. Só em 2022 respondemos a 3.692 emergências;

Porque as equipas de transporte de doentes não urgentes, efetuam mais de 100 transportes diários e a agenda tem que ser programada de forma a conseguirmos responder de forma organizada a todos os utentes. Só em 2022 foram efetuados 26 525 transportes, uma média de 105 transportes diários. Por isso, não sendo uma situação urgente/emergente, o serviço terá que ser agendado até 48 horas antes.

Idealmente, deverá agendar assim que tem conhecimento da consulta ou tratamento, ou com a antecedência mínima de 48 horas antes. O pedido de marcação pode ser feito da seguinte forma: Telefonicamente das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 para o número 227 340 005; Através de formulário no nosso site em bvconcelhoespinho.com no separador “contactos”; Presencialmente na secretaria das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 (Rua do Porto, 221).

Transporte para tratamentos ou consultas cuja condição clínica ou de mobilidade reduzida da pessoa implique o transporte em cadeira de rodas ou maca.

IMPORTANTE: Estes serviços são realizados exclusivamente por via do Serviço Nacional de Saúde através de emissão de uma credencial de transporte ou exclusivamente aos nossos associados.

Pode. No entanto, o Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho apenas dispõe de transporte de doentes não urgentes programado e apenas para associados, pelo que esse serviço terá que ser agendado com uma antecedência mínima de 48 horas.

Pais, conjugue, filhos menores e sogros desde que vivam com o associado.